Informação, Tecnologia e Cultura Digital

Internet. Dispositivos móveis. Redes sociais. Não há dúvida, o cidadão do século XXI transformou seu cotidiano e se vê cada dia mais conectado. Mas não, não se trata de uma gíria. E sim de uma rede de conexões preenchida de pessoas, perfis, computadores, programas e plataformas.

Pausa para a foto depois das apresentações no Congresso Acadêmico da Ufal |

E foi ciente dessa realidade que um grupo de estudantes e um professor da Universidade Federal de Alagoas -- Ufal -- iniciaram uma série de reuniões para conhecer melhor o vasto ambiente de estudo proporcionado pela cultura digital.

Marketing, educação, meio ambiente, movimentos sociais. Cada um ao seu modo. Entre as devidas orientações do professor Msc. Ronaldo Ferreira de Araújo e as relações do cotidiano com a cibercultura. Desta maneira, em abril, as primeiras leituras e discussões da linha de pesquisa Informação, Tecnologia e Cultura Digital começavam.

Mas o melhor ainda estava por vir. E no dia 19 de outubro, com pouco mais de cinco meses de estudos e diante de uma sala lotada, a linha de pesquisa viveu um momento especial. Era o dia de apresentações no Congresso Acadêmico da universidade. E a considerar pelos aplausos recebidos, o esforço e dedicação valeram a pena.

Aliás, entre as apresentações do dia, estava a minha, intitulada Um ano de cinema grátis: uma estratégia de marketing digital entre cento e quarenta caracteres. Nela, teci considerações sobre a validade do uso de sorteios no Twitter como estratégia de visibilidade para as empresas. Aliás, confesso que gostei muito da experiência. E pretendo repetir mais vezes.

Enquanto isso, continuemos estudando... E para não passar despercebido, na foto que ilustra este post, seguindo a ordem da esquerda para a direita, estão Rafaela Lima, Claudionor Gomes, Taciane MoreiraZayr Cláudioo professorBruno Melo, Janaína Tenório e eu.

2 comentários :

ANNELISE BIBLIOTECONOMIA 12 de março de 2012 às 17:14  

Olá Clauderlan! Gostaria de saber se este grupo de pesquisa, este ano, tem possibilidade de abrir novas inscrições? Pois estou interessada em participar deste grupo! Trata de assuntos que tem muito a ver comigo e que me dá prazer trabalhar!

Clauderlan Vilela 13 de março de 2012 às 09:55  

Olá, Annelise! Obrigado pelo contato. Falarei com o professor Ronaldo sobre a possibilidade de novas inscrições este ano. Você tem perfil no Twitter ou no Facebook para facilitar nossas conversas?

Postar um comentário

Este blog apresenta relatos e informações de minha trajetória profissional. As postagens aqui publicadas destacam trabalhos realizados e trazem momentos marcantes vivenciados desde a graduação em Jornalismo.